Descrição do Projeto

O nome do município é de origem indígena, "Tagua", barro de tijolo e "i", água, riquezas abundantes em todo o território municipal e região até hoje.

Em 1890, inicia-se a ocupação territorial de Taguaí com a abertura da Fazenda Santa Rita pela família Ribeiro, de Santa Rita do Passa Quatro, quando então inúmeras famílias da primeira imigração italiana transferiram-se da chamada zona do café (Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e outras) para o sertão do Alto da Fartura.

Poucas pessoas habitavam, naquela época, o local chamado Fazenda Corrêas, e estes e os novos habitantes tinham que se abastecer de todo o necessário em Fartura, mesmo a assistência religiosa era ministrada na sede do Município. A única via de ligação com Fartura, era uma rústica estrada aberta em plena mata, por onde escoavam a pequena produção agrícola e pecuária, à procura de centros consumidores, alcançando até as cidades de Taubaté e Cruzeiro. Um grupo chefiado por João Meneghel, dispusera-se a fundar um patrimônio. Divergências surgiram quanto à localização ideal, assim João Floriano Martins, conhecido por João Corrêa Preto, era de opinião que o local propício seria às margens do córrego do Lageado e ao lado da única estrada existente. Manoel Joaquim Mendes insistia para que se localizasse perto de sua propriedade. Prevaleceu, no entanto, a opinião de João Meneghel que escolhera o local das "Sete Encruzilhadas", assim denominado porque desse local partiam sete trilhas para os sete bairros mais povoados. Com a doação de uma pequena gleba, os pioneiros erigiram em 1892 uma capela à Santa Rita, onde hoje é Praça Angelo Gobbo e no dia 3 de maio de 1892, foi levantado o primeiro cruzeiro, "Símbolo de Fé". Com o fracionamento da Fazenda Corrêas, que possuía aproximadamente 12.000 alqueires, em pequenas propriedades, o comércio e a produção tomaram vulto. A primitiva capela já não mais comportava a crescente população, levando à edificação, em 1906, de uma nova capela, desta feita em tijolos e coberta com telhas, Onde hoje é paróquia de Santa Rita. Em 1910, com a divisão da Fazenda Corrêas, fixou-se o perímetro do Patrimônio de Santa Cruz que tomou o nome de "Santa Rita dos Impossíveis da Concórdia". Em 1911 criou-se no Município de Fartura, o Distrito de Paz, com sede no povoado Concórdia, mais tarde chamado de Ribeirópolis, em homenagem ao Cel. José Deocleciano Ribeiro, proprietário da Fazenda Santa Rita e incentivador do novo Distrito. Em 1912, por lei estadual, foi criado o Distrito de Paz, com o nome de Ribeirópolis.

Em 1º de janeiro de 1945 mudou de Ribeirópolis para o nome de Taguaí.

Em 18 de fevereiro de 1959 foi criado o município de Taguaí e instalado em 1º de janeiro de 1960.

Seu primeiro prefeito foi João Gobbo Sobrinho.

Cliente

Taguaí




Projetos Relacionados